Por que Filosofia Hoje

Visitas:

contador grátis

LIVRARIA VIRTUAL

Compre livros diretamente com o AUTOR

COM PREÇOS MÓDICOS

Endereço do autor

 

CTC - Corporate Tower Center.
Torre Trade, sala 807.

Av. Amintas Barros, 3700. Lagoa Nova.
Natal/RN. CEP: 59075-810. 

Tel.: (84) 9 9981-1028  |  WhatsApp

 

E-mail: djason@uol.com.br

 

  

 Copyright  ©  2019. DJ-Books. Todos os direitos reservados.

Entre em contato – CTS Sistemas

 (84)  9 9981-1028 (Whatsapp)

LIVROS

POR QUE FILOSOFIA HOJE?

TRECHO ... 

Filosofia do grego φιλειν (amizade) e σοφια (sabedoria) é uma técnica que possibilita dizer tudo de forma séria e respeitável. Caracteriza-se por uma atitude hipotética que se expressa através de dois importantes argumentos desconstrucionistas: a recusa intransigente ao que é pré-concebido e tido como verdades aceitas porque todos dizem e pensam (o senso comum) e a posição sempre interrogativa sobre os elementos do cotidiano e da existência: o que é? Por que é? Como é? (atitude crítica).

Essas duas qualidades agregam à Filosofia uma atitude crítica ou um pensamento crítico, compreendido como um distanciamento da visão de mundo costumeira, passando a olhá-lo pelo viés do estranhamento e do inoportuno. Essa vocação intelectual da Filosofia consiste na busca da verdade e na contemplação da realidade, que é o objetivo por excelência do filósofo.

Outro aspecto da Filosofia é o movimento de retorno a si mesmo (dialeticidade), que visa interrogar-se, indagando o “porque” do próprio pensamento. Esse movimento resignificador de indagação de si mesmo é comumente reconhecido na Filosofia como reflexão filosófica radical, que se organiza, segundo Chauí, em três conjuntos de questões: “a) Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? (motivos, causas e Razões), b) O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? (conteúdo e sentido), c) Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? (intenção e finalidade)”.

Contrariamente à atitude do senso comum, que apreende o mundo pela simples emoção e o explica a partir de raciocínios opinativos, o pensamento filosófico indaga sobre a essência, a signi-ficação e a origem de todas as coisas e se permite indagar sobre o ser humano no ato de reflexão, questionando a sua capacidade humana de conhecer e sua finalidade para agir.

Em regra, a cultura em seu cotidiano não toma por referência a racionalidade para refletir sobre os “ditos”, que compõem e atribuem forma a trama de nossas relações sociais, ignorando a lógica da linguagem que, além de facilitar a comprovação dos fatos, desenvolve-se como argumentação, demonstração e verificação na esfera do pensamento vigente. Normalmente, somos levados a pensar e agir através de imagens e contextos simbólicos carregados de afecções emocionais, em que a linguagem como ferramenta de comunicação e de atribuir sentido ao mundo é, obviamente, dissociada do raciocínio lógico e obscurecida enquanto comunicador da realidade.

Mas,  há uma frase do filósofo americano Richard Rorty que diz: “A filosofia só ocupa um lugar importante na cultura quando as coisas parecem estar desmoronando — quando as crenças mais queridas estão ameaçadas”.

Ficha Técnica

Páginas    92

Edição     1ª

                    Ano    2023

Teorética Editorial

Caixa de texto: R$ 17,50
Caixa de texto: R$ 35,00

ISBN     978-65-991684-3-7

INÍCIO

SOBRE

LIVROS

Resultado de imagem para voltar